Início Sociedade AR congratula a Gazeta pelo seu centenário

AR congratula a Gazeta pelo seu centenário

0
AR congratula a Gazeta pelo seu centenário

Proposta apresentada pelo deputado caldense foi votada na passada terça-feira

A Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República aprovou, por unanimidade, na tarde de terça-feira (20 de janeiro) um voto de congratulação pelo centenário da Gazeta das Caldas. A proposta, feita pelo deputado caldense Hugo Oliveira e subscrita pelo líder parlamentar e os deputados do PSD que fazem parte da comissão, refere-se à Gazeta das Caldas como uma “referência incontornável do jornalismo regional português e um pilar da vida cívica, cultural e democrática de Caldas da Rainha e da região Oeste”.

O documento refere que este semanário, publicado pela primeira vez a 1 de outubro de 1925, acompanhou, ao longo de um século, os principais momentos da história local, regional e nacional, dando conta da evolução da cidade termal, do desenvolvimento económico e social do Oeste, da afirmação do movimento associativo, cultural e desportivo, bem como das transformações vividas pelo poder local democrático após o 25 de Abril. “Enquanto jornal de proximidade, a Gazeta das Caldas desempenhou um papel insubstituível na valorização da identidade caldense, na defesa dos interesses da região e na promoção do debate público informado, sendo uma voz atenta às preocupações dos cidadãos, das instituições locais, das coletividades, das escolas, do tecido empresarial e do setor cultural, refere.

Lembra ainda que, num contexto de profundas mudanças no setor da comunicação social e de desafios crescentes ao jornalismo regional e de proximidade, a celebração do centenário da Gazeta das Caldas “representa igualmente um reconhecimento do profissionalismo, da resiliência e da dedicação das suas direções, jornalistas, colaboradores e trabalhadores, bem como da confiança contínua dos seus leitores”. A Assembleia da República formula votos de continuação de um “percurso marcado pelo compromisso com a verdade, com a liberdade de imprensa e com a defesa do jornalismo de proximidade, essencial à vitalidade da democracia local e nacional”, conclui o voto de congratulação.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.