Início Economia Projetos desenvolvidos por investigadoras do Politécnico de Leiria distinguidos na 4.ª edição do Prémio Inovação Expo Fish Portugal

Projetos desenvolvidos por investigadoras do Politécnico de Leiria distinguidos na 4.ª edição do Prémio Inovação Expo Fish Portugal

0
Projetos desenvolvidos por investigadoras do Politécnico de Leiria distinguidos na 4.ª edição do Prémio Inovação Expo Fish Portugal

Os projetos ‘PROVA – Produtos inovadores de qualidade e valor acrescentado a partir da aquacultura sustentável de ouriços-do-mar’ e ‘FoodCycleIn’, desenvolvidos por investigadoras do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria, unidade de investigação da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) de Peniche, estiveram em grande destaque na 4.ª edição do Prémio Inovação Expo Fish Portugal, ao serem distinguidos nas categorias ‘Pesca e Aquacultura Mais Sustentável’ e ‘Novos Produtos Alimentares do Mar’, respetivamente.

O projeto ‘PROVA’ – uma prova de conceito que visa o desenvolvimento e validação de um modelo de produção sustentável e comercialização de ovas de ouriço-do-mar – foi o grande vencedor na categoria ‘Pesca e Aquacultura Mais Sustentável’, destacando-se pela sua criatividade e impacto.

“As ovas de ouriço-do-mar são uma iguaria gastronómica apreciada em todo o mundo, nomeadamente nos mercados asiático, americano e europeu. No entanto, são um produto sazonal, de baixo rendimento, perecível e com ciclo de produção longo. Com base no conhecimento adquirido em projetos anteriores, nomeadamente o projeto Ouriceira AQUA, propomos a aquacultura sustentável como forma de refinar a qualidade das ovas de ouriços-do-mar, através da engorda de ouriços-do-mar em sistemas RAS. Adicionalmente, e para aumentar o rendimento do modelo de produção, propomos o desenvolvimento de produtos inovadores e de valor acrescentado a partir da ova e dos coprodutos gerados”, explica a investigadora responsável Sílvia Lourenço.

Por sua vez, o ‘FoodCycleIn’ – projeto de inovação alimentar sustentável que tem como objetivo reduzir o desperdício alimentar através da valorização de coprodutos e excedentes da indústria agroalimentar, transformando-os em novos produtos alimentares de elevado valor nutricional – recebeu uma menção honrosa na categoria ‘Novos Produtos Alimentares do Mar’.

O projeto assenta nos princípios da economia circular, promovendo a reintegração de recursos subaproveitados na cadeia alimentar. Foca-se no desenvolvimento de refeições prontas, snacks saudáveis e suplementos alimentares, integrando matérias-primas não convencionais, como coprodutos da transformação de pescado, excedentes agroindustriais e algas, incluindo recursos marinhos da costa portuguesa.

“O ‘FoodCycleIn’ pretende afirmar-se como uma referência nacional e internacional na economia circular alimentar, contribuindo para a redução do desperdício, para a promoção de hábitos alimentares mais sustentáveis e para a criação de valor económico, social e ambiental”, afirmam as investigadoras responsáveis Filipa Pinto e Sónia Barroso.

O Prémio Inovação Expo Fish Portugal tem como objetivo distinguir e apoiar projetos inovadores e diferenciadores no âmbito dos recursos alimentares marinhos, assim como no que concerne a soluções, novos equipamentos e serviços digitais para uma pesca e aquicultura mais sustentável.

O prémio é promovido no âmbito do Expo Fish Portugal, um evento que reforça a importância da nossa fileira do pescado e o compromisso nacional com a sustentabilidade, inovação e valorização dos recursos do mar.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.