Início Sociedade Obras no Mosteiro de Alcobaça retiradas do PRR vão avançar com candidatura ao Portugal 2030

Obras no Mosteiro de Alcobaça retiradas do PRR vão avançar com candidatura ao Portugal 2030

0
Obras no Mosteiro de Alcobaça retiradas do PRR vão avançar com candidatura ao Portugal 2030

Duas obras no Mosteiro de Alcobaça retiradas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) devido a dois concursos desertos vão ser agora candidatadas ao novo quadro comunitário Portugal 2030 (PT2030).

As intervenções retiradas do PRR são as reabilitações do Paço Abacial e do Claustro do Cardeal, consideradas fundamentais pela Câmara Municipal de Alcobaça. “Consideramos esta obra essencial para a renovação e modernização do património histórico, arquitetónico e cultural do nosso território”, afirmou o presidente da autarquia, Hermínio Rodrigues (PSD), citado pela Lusa. O município está a trabalhar “em estreita articulação com o Governo” para garantir novas soluções de financiamento no âmbito do PT2030, acrescentou.

O projeto, que inicialmente tinha financiamento assegurado a 100% pelo PRR, foi retirado após a inviabilidade de conclusão dentro dos prazos do programa, que terminam a 30 de junho de 2026. O primeiro concurso público, lançado em janeiro de 2025 por 4,3 milhões de euros, ficou deserto. Um segundo concurso, em junho, com um valor aumentado para 5,8 milhões de euros, teve o mesmo desfecho.

Apesar de um reforço orçamental do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural — que elevou a verba para o Mosteiro de 4,9 para 5,9 milhões de euros — e do contributo adicional de 1,5 milhões de euros do orçamento municipal, o Património Cultural considerou inviável insistir com um terceiro concurso no atual quadro temporal. A entidade confirmou que os projetos serão agora submetidos a financiamento no âmbito do Portugal 2030.

Com esta alteração, a dotação do PRR para o Mosteiro de Alcobaça foi revista para 3,05 milhões de euros, verba que continua a financiar outras intervenções em curso. A reabilitação do Celeiro e da Zona Superior da Cerca, adjudicada à Construbel, Lda., por 1,28 milhões de euros, está já em execução desde agosto. Também a requalificação do Jardim do Obelisco, adjudicada à empresa Advanced Green, Lda., por 1,18 milhões de euros, deverá arrancar em novembro.

Está ainda previsto o lançamento do concurso para a conservação e restauro do Tanque do Jardim do Obelisco, com um prazo de execução de cerca de 150 dias.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.