Início Cultura Marta Hugon apresentou livro na Linha da Vizinha

Marta Hugon apresentou livro na Linha da Vizinha

0
Marta Hugon apresentou livro na Linha da Vizinha
A cantora, que se move no universo do jazz, vai continuar a dedicar-se à escrita

A cantora também se dedica à escrita e apresentou nas Caldas o seu livro de estreia “Souvenir”. Fê-lo numa sessão descontraída na Linha da Vizinha, a loja de design que fica no coração da cidade

Marta Hugon (1971, Lisboa) é uma das mais conhecidas cantora de jazz do panorama nacional. No dia 28 de março, a artista veio às Caldas para apresentar o seu primeiro livro “Souvenir” publicado em maio passado pela editora Tinta da China. A sessão decorreu de forma descontraída na loja de design “A Linha da Vizinha” e contou também com a apresentação do jornalista José Pereirinha Pires.

“O livro – que reúne contos – marca a minha estreia na escrita”, disse a cantora que reuniu 11 histórias em “Souvenir”.

Há muito que a cantora tinha em mente escrever uma obra e levou cerca de dois anos até reunir as histórias que quis contar. “A obra nasceu de uma vontade de escrita que há muito já “morava” na minha cabeça”, disse a cantora que inclusivamente já se tinha estreado e publicado o conto “Conceição” na 10.ª edição da revista literária “Granta em Língua Portuguesa”.

O livro de ficção “Souvenir” tem sido apresentado de Norte a Sul do país, algo que agrada à cantora-escritora.

Marta Hugon diz que está a percorrer “Ceca e Meca” dando a conhecer este “Souvenir” por todo o país que marca a sua estreia na escrita. O que mais lhe importa nas suas histórias “é a forma como a memória nos permite criar, recriar ou inventar a nossa identidade”. Este é um tema que sempre a fascinou, mesmo no trabalho de outros. Na sua opinião vivemos numa era em que as pessoas “nos contactam de forma muito mais próxima, algo que é muito diferente do que se passa com a música”, disse a escritora, que espera que o livro continue o seu percurso e a autora promete que vai continuar a escrever.

A intérprete – que também compõe alguns dos seus temas – considera que o trabalho na música é sobretudo colaborativo, dado que adora partilhar o palco, ao passo que na escrita o trabalho autoral é mais solitário. Marta Hugon ainda partilhou que andou muito tempo a “fugir” desta necessária solitude e, por enquanto, mantém as duas áreas artísticas separadas.

Marta Hugon já atuou em nome próprio no CCC e também marcou presença com projeto a três vozes Elas e o Jazz.

Tem cinco discos em nome próprio e várias colaborações como cantora e compositora. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, escreve para publicidade, A também escritora é professora na Escola de Jazz Luiz Vilas-Boas e cocriadora do projeto a três vozes Elas e o Jazz.

A Linha da Vizinha – que fica na Rua da Nazaré, nº 2 – continuará a apostar em programação cultural. O espaço tem patente uma mostra de obras de pintura de José de Santa Bárbara.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.