Início Opinião Editorial Dia da Mulher – 50 anos depois

Dia da Mulher – 50 anos depois

0
Dia da Mulher – 50 anos depois

Celebram-se 50 anos da instituição, por parte das Nações Unidas (ONU), do Dia Internacional da Mulher. Ao longo deste tempo têm vindo a registar-se inegáveis conquistas nos direitos, nomeadamente ao nível da educação, trabalho e na emancipação da mulher.  No entanto, a realidade por vezes mostra-nos uma outra faceta de ser mulher: a das desigualdades profissionais e da disparidade salarial, as tarefas domésticas e o trabalho não pago e ainda a violência doméstica, da qual são as principais vítimas.

Para assinalar a data, nesta edição da Gazeta das Caldas fazemos um apontamento desse “lado negro”, mas também damos a conhecer mulheres que se destacam na cultura, saúde, ciência e na coragem com que se propõem a enfrentar desafios, seja a pedalar pela Europa ou a vingar em profissões ocupadas essencialmente por homens. Constança Bettencourt, que assina C’ Marie, faz, na nossa primeira página, uma ode à Mulher, destacando a garra, coragem e resiliência que as caracteriza.

Na mensagem que divulgou no Dia da Mulher, o secretário-geral da ONU, António Guterres, lembra que “quando as portas da igualdade de oportunidades se abrem às mulheres e às meninas, todos ganham”. Mas também deixa o alerta: “da resistência à reversão, os direitos humanos das mulheres estão sob ataque”, lembrando “horrores antigos” mas também novas ameaças como algoritmos tendenciosos, que programam desigualdades nos espaços digitais e fomentam a misoginia. Meio século volvido é aqui que estamos, com parte do caminho feito mas muito mais (e novos) obstáculos para ultrapassar.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.