Início Sociedade Ferrel e Atouguia da Baleia delimitaram novas fronteiras

Ferrel e Atouguia da Baleia delimitaram novas fronteiras

0
Ferrel e Atouguia da Baleia delimitaram novas fronteiras
As pequenas alterações que foram feitas no mapa das freguesias de Peniche

Freguesias do concelho de Peniche concluíram processo burocrático com 11 anos

As freguesias de Ferrel e da Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, delimitaram novos limites administrativos entre elas. Este é o culminar de um processo burocrático, iniciado em 2014, “no sentido de corrigir uma incongruência”, explicou o presidente da Junta de Freguesia de Ferrel, Pedro Barata.
Recorde-se que a freguesia de Ferrel nasceu de uma desanexação da freguesia de Atouguia da Baleia, em outubro de 1985. Só que “todo o Cadastro Rústico desta freguesia mantém-se desde 1985 na freguesia de origem”, esclareceu o autarca. Ou seja, desde a criação de Ferrel, os artigos rústicos nunca existiram, formalmente, na freguesia.
Pedro Barata fez ainda notar a incongruência que existia, dado que os limites formalmente não condiziam com o que eram, na prática, os limites definidos desde sempre e praticados no dia a dia. “Esta correção faz com que o limite ao nível formal passe a estar consagrado com a realidade, que é a linha de água que separa as freguesias”, esclareceu.
Ao longo destes onze anos, todo o cadastro rústico pertencente à freguesia de Ferrel foi catalogado e identificado em colaboração com o Serviço de Finanças de Peniche” e foram “desenvolvidas reuniões de trabalho com o Serviço de Finanças de Peniche, a Equipa de Carta Administrativa Oficial de Portugal da Direção-Geral do Território, a Junta de Freguesia de Ferrel, a Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, as Assembleias de Freguesia de ambas as Freguesias, a Câmara Municipal de Peniche e a Assembleia Municipal de Peniche”.
Já no último ano, uma década após o início do processo, conseguiram obter parecer positivo da Direção-Geral do Território e em dezembro do ano passado o Projeto de Lei N.º 368XVI /1.ª dos Grupos Parlamentares do PSD e do CDS-PP, deu entrada, sendo aprovada, promulgada e referendada nesse mês.
Ao desenhar o novo mapa, tiveram o cuidado de não “cortar” propriedades entre as duas freguesias e manter a coerência, traçando uma nova linha de acordo com o cadastro existente.
Uma curiosidade é que Pedro Barata foi o único representante que participou em todo o processo, com os vários intervenientes a mudarem. Pedro Barata realça o papel dos vários intervenientes no processo, como os deputados eleitos pelo distrito, Walter Chicharro, do PS, Luís Paulo Fernandes, do Chega, e Hugo Oliveira, do PSD. O caldense “foi quem nos transmitiu que tinha dado entrada com a iniciativa legislativa”.
A Lei n.º 2/2025, de 6 de janeiro, procede à alteração dos limites territoriais entre a freguesia de Ferrel e a freguesia da Atouguia da Baleia, do concelho de Peniche e foi publicada em Diário da República no dia 6 de janeiro de 2025.
Pedro Barata realçou que tudo foi sempre aprovado por unanimidade. “Nunca houve, do ponto de vista político e do entendimento do processo, problema nenhum, com órgão nenhum, nomeadamente com Atouguia da Baleia, que era a parte interveniente principal, com a freguesia de Ferrel”, afirmou, agradecendo aos autarcas.
Este processo acaba por ficar concluído no ano em que a freguesia irá celebrar os 40 anos da sua fundação. “Ao fim de 40 anos temos os nossos limites territoriais definidos de forma coerente com o que foi previsto na altura da criação da freguesia e temos esta incongruência resolvida, com outra autarquia, que poderia sempre gerar conflito político, mas foi um processo muito claro, transparente e com muito respeito e solidariedade institucional entre as autarquias”, notou. De destaque, especialmente tendo em conta que são dirigidas por partidos diferentes, dado que a Atouguia da Baleia é “laranja” do PSD e Ferrel é “rosa” do PS. ■

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.