Início Cultura Comissão quer criar nova associação de artesãos

Comissão quer criar nova associação de artesãos

0
Comissão quer criar nova associação de artesãos
Os elementos da comissão contarão com apoio da União de Freg. de Sto. Onofre

Vai nascer uma nova Associação de Artesãos em Santo Onofre. Houve uma feira e castanhada no fim de semana

Entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro, o Espaço Leonel Miranda, no Bairro da Ponte, acolheu a segunda edição da Exposição e Vendas de Artes e Artesanato. A iniciativa partiu de um grupo de artesãos que se constituiu numa comissão instaladora que tem como objetivo criar uma nova associação de artesãos, ligada à freguesia de Santo Onofre.
Francisco Silva é o responsável pela comissão instaladora da futura Associação de Artes e Artesãos de Santo Onofre que contou que em conversa com outros autores estava chegada a hora de se constituírem como um novo grupo. “Ainda tentei uma parceria com a Associação de Artesãos das Caldas mas vi que não era possível”, disse o dirigente. Na sua opinião, “da Linha para cá é considerado o parente pobre da cidade das Caldas”, e como tal decidiram mesmo avançar com a constituição de uma nova associação. “Vamos ser um parceiro social exigente”, acrescentou Francisco Silva. Atualmente, este autor faz trabalhos em parafina. Do seu percurso fazem parte passagens pela fábrica Belo e pela Eurovela, além de ter tido a sua própria fábrica de cerâmica.
A primeira mostra realizada pelo grupo teve a participação de 16 artesãos. Nesta segunda estiveram presentes 14 artesãos e, segundo Francisco Silva, contaram com a presença de 144 crianças nas manhãs de alguns dias do certame. Vieram conhecer o artesanato local, ouvir histórias e conhecer melhor alguns jogos tradicionais.
Nuno Santos, presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, informou que dará a esta associação o mesmo apoio que é dado às outras associações. De qualquer modo, a Junta foi uma importante parceira na realização desta segunda mostra pois proporcionou música ao vivo, com as Concertinas das Gaeiras, e um magusto para todos.
O autarca está satisfeito com a decisão de se constituir o novo grupo que dará vida ao espaço Leonel Miranda e ao Largo principal do Bairro. “De momento não temos espaço livre para a nova associação, mas faremos pressão na autarquia para que tenham o seu espaço do lado de cá da linha”, disse Nuno Santos.■

 

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.