Início Painel Artes, ofícios e ceias medievais chamam visitantes a Óbidos

Artes, ofícios e ceias medievais chamam visitantes a Óbidos

0
Artes, ofícios e ceias medievais chamam visitantes a Óbidos

Começa na próxima quinta-feira, 1 de Julho, o Mercado Medieval de Óbidos, que este ano decorre até dia 18, mas apenas de quinta a domingo.
As ceias medievais são uma das novidades desta edição. Na semana de 1 a 4 de Julho o repasto é variado e conta com algumas iguarias que prometem abrir o apetite dos visitantes. Pão do socorro com chouriço, azeitonas da nossa terra e queijinhos do Aldeão, são os aperitivos propostos, seguidos de um caldo do Socorro. Para refrescar haverá vinho tinto e branco, sangria da Avó, refrescos do pomar da Rainha e água fresca da Cisterna de D. Fernando.
Farrapos de bacalhau com migas e carnes mistas com arroz de feijões são a proposta para contentar os comensais mais vorazes, que podem ainda deliciar-se com maçãs assadas roubadas na Várzea da Rainha e manjar branco arroz doce.
As ceias vão decorrer no “coração” do mercado, no palco principal e custam 40 euros, dando também direito à entrada e traje.
Dedicado às “Artes e Ofícios”, o certame recria o período conturbado do rei D. Fernando que, face à ameaça de batalhas com Castela, vê necessário reforçar as estruturas defensivas do reino. A acção desenrola-se com a vila cheia de pessoas, carpinteiros, ferreiros, comerciantes e almocreves que “vivem “ intensamente os seus ofícios.
Esta edição contará também com uma animação mais abrangente e os espectáculos, no palco principal, têm horário definido. Pela cerca do castelo passarão grupos franceses, italianos, espanhóis e muitos portugueses, e também projectos de cariz comunitário. No palco principal vão existir pelo menos 10 espectáculos por dia, a que se juntam animações por todo o evento.
Haverá cerca de uma centena de mercadores e artesãos e uma zona de mouraria, que já não havia há algum tempo. Pelo recinto podem ainda encontrar-se 18 tavernas e, junto à Pousada do Castelo, estarão mestres de vários ofícios a trabalhar ao vivo e as pessoas poderão experimentar.
A edição de 2010 tem um orçamento de cerca de 200 mil euros e a organização espera a presença de 100 mil visitantes.
O bilhete de ingresso é de sete euros, mas os trajados à época e portadores da Via Verde para a Cultura poderão entrar gratuitamente. Os munícipes terão entrada gratuita à quinta e sexta-feira.
Este ano haverá cerca de 300 fatos para alugar em dois pontos de aluguer.

 

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.