Giro D’Italia: João Almeida perde mais 20 segundos, mas ainda sonha

0
949

A etapa rainha do Giro 2023, que terminou com a escalada do Tre Cime di Lavaredo, custou mais 20 segundos a João Almeida na luta pela vitória na geral, mas tudo ainda é possível quando falta disputar a duríssima cronoescalada de sábado.

Num dia que foi de sobe e desce constante, com cinco contagens de montanha e um final de etapa que chegou a ter pendentes de 18%, João Almeida foi dando boas indicações. A Ineos, que tem no seu líder Geraint Thomas o camisola rosa, controlou o ritmo até à subida final. Depois, João Almeida chegou a tomar a dianteira a marcar um ritmo que pudesse desgastar a concorrência. Mas Primoz Roglic, da Jumbo Visma, lançou um ataque e levou Geraint Thomas na roda. João Almeida respondeu na sua passada já bem característica e fechou o espaço, voltou a a marcar o ritmo, mas já bem dentro do último interminável quilómetro, Thomas passou ao ataque e só Roglic conseguiu responder. O esloveno acabou mesmo por passar o galês e ganhar-lhe três segundos, enquanto João Almeida minimizou estragos, cortando a meta 23 segundos depois de Roglic para fazer sexto na etapa, e 20 segundos depois de Geraint Thomas.

O caldense da Emirates está agora a 59 segundos do líder da geral e a 33 de Roglic, que é segundo classificado. João Almeida aumentou para 3m12s a vantagem para o quarto classificado, que voltou a ser Damian Caruso (Bahrain), e para 4m14s a vantagem para Thymen Arensman (Ineos) na liderança do prémio da juventude.

- publicidade - [adrotate banner="37"] [adrotate banner="303"]

Sábado corre-se o contrarrelógio que vai decidir tudo no Giro 2023, que terá cerca de 10km em terreno plano e outro tanto numa subida de extrema dificuldade, com pendentes que chegam aos 22% de inclinação. A dureza da parte final faz com que todos os cenários estejam ainda em aberto, sobretudo para os três primeiros.

- publicidade - [adrotate banner="36"]