Início Sociedade O último trimestre do ano de 2022 em revista com a Gazeta das Caldas

O último trimestre do ano de 2022 em revista com a Gazeta das Caldas

0
O último trimestre do ano de 2022 em revista com a Gazeta das Caldas

Outubro: Ministro garante Hospital…

O primeiro semestre do próximo ano é a data avançada pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, para se comprometer com uma calendarização do novo Hospital do Oeste. Já o Turismo do Centro vê o aeroporto em Santarém como uma oportunidade para a região, enquanto os autarcas do Oeste continuam a defender a Ota. Os empresários querem, mesmo, uma solução. Gazeta destacou também o desporto adaptado na região e falou com vários praticantes. A primeira edição do mês contém também um suplemento dedicado ao Festival Literário Fólio. A 13 de outubro, o destaque foi para a requalificação do Museu Malhoa que vai custar perto do meio milhão de euros. O Festival Fólio estava a decorrer e os escritores convidados fizeram encher os espaços da vila obidense. Pedro Seixas lidera a nova comissão política do PS das Caldas e quer unir os socialistas caldenses. Vitorino d’Almeida e o trio Pedro Caldeira Cabral atuaram em evento solidário no CCC que teve como objetivo a compra de um ecógrafo para a pediatria do Hospital local. A 20 de outubro o destaque foi para o Caldas-Benfica que decorreu no Campo da Mata e que mostrou como uma região deve apoiar o clube de futebol local que quase vencia o gigante da primeira Liga. Gazeta deu a conhecer como correu a Gala do Desporto que atribuiu 19 distinções. A 27 de outubro, destacou-se o debate organizado pela Gazeta sobre o futuro para os meios de comunicação regionais e que encerrou o 97º aniversário deste semanário. O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva enviou uma mensagem onde salientou o importante papel da imprensa regional junto das comunidades. O Conservatório das Caldas anunciou que vai abrir a primeira turma de Teatro. Gazeta deu a conhecer como Books and Movies animou vários dias em Alcobaça e como a Banda Comércio e Indústria abriu com êxito e em tons jazzísticos o festival Caldas.Jazz.

Novembro: Hospital tem nova “pista”

Depois de, em outubro, ter anunciado a calendarização do novo Hospital do Oeste para o primeiro semestre do novo ano, em novembro o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, antecipou para março o anúncio da localização daquele equipamento. Nas Caldas, o resultado do estudo que aponta Bombarral como a melhor localização é contestado pela Câmara, que diz que vai “lutar” para que o novo hospital se mantenha no concelho.
A promessa do Governo acontece na mesma semana em que, nas Caldas da Rainha, se deu arranque oficial à epoca natalícia, mas não foi o único “presente” do Governo para a região. É que, embora a prometida, e contratada, renovação da Linha do Oeste continue a sofrer atrasos, o novo Plano Ferroviário Nacional abre a possibilidade de uma ligação de Torres Vedras a Lisboa, que atravessa Loures e liga com o Metro no Senhor Roubado e Campo Grande. O novo troço pode proporcionar um ganho de meia hora na ligação do Oeste a capital do país.
Novembro foi mês de grandes eventos na região. Destaque, nas Caldas, para o festival de jazz que se transformou no Caldas.JAZZ e teve cerca de 2.000 pessoas a assistir às diversas iniciativas. Em Alcobaça, a Mostra de Doces e Licores Conventuais voltou ao mosteiro, onde foi também inaugurado o novo hotel de 5 estrelas do grupo Visabeira, o Montebelo Alcobaça Historic Hotel.
A ACCCRO celebrou o 120º aniversário com um jantar tertúlia que discutiu o futuro do comércio. Já os Bombeiros das Caldas realizaram o tradicional Cortejo de Oferendas, que rendeu o maior donativo de sempre, a superar os 150 mil euros.
No desporto, Francisca Cardoso, que teve que recorrer a crowdfunding para estar presente no Campeonato do Mundo na Turquia, agradeceu a quem a ajudou com o título de campeã do mundo.

Dezembro: CCC ganha novo diretor

Chegamos ao último mês do ano, que arranca com a entrega do dossiê de candidatura do Aspiring Geoparque do Oeste à UNESCO. O aspirante a geoparque, que integra os concelhos do Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, concluiu, assim a primeira fase do projeto iniciado em 2016 e cujo próximo passo é uma visita técnica ao território, num processo que poderá estar concluído em 2024 ou 2025.
A saúde, e o novo Hospital do Oeste em particular, continua a ser tema forte neste final de ano. Nas Caldas, a petição para que o equipamento seja instalado no concelho supera rapidamente das 5 mil assinaturas. Mas também há planos privados a ganhar forma na cidade. No assinalar dos 75 anos da Casa de Saúde do Montepio Rainha D. Leonor, a ministra da Coesão Social, Ana Abrunhosa, adiantou que há fundos europeus para apoiar o novo hospital da associação mutualista.
Na Câmara das Caldas, projeta-se 2023 com um orçamento de 50 milhões de euros, que teve como principal fator de discussão a necessidade de aumentar as tarifas de água e saneamento básico, que sofrem aumentos até 30%, medida tomada para ajustar os preços ao aumento dos custos.
Mário Branquinho chega para a direcão do CCC, o que encara como “um enorme desafio”, mas acredita que é possível fazer deste equipamento “uma referência na região, no país e além-fronteiras”.
Dezembro foi mês de fortes chuvas, mas a região passou ao lado das grandes enchentes que assolaram a região da Grande Lisboa.
No desporto, assinala-se que o Sporting Clube das Caldas elegeu, pela primeira vez na história da coletividade, uma mulher, Antónia Correia, para presidente de uma direção maioritariamente feminina.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.