Antiga escola primária da Benedita torna-se casa de associações da freguesia

0
2266
O edifício que ao longo dos anos acolheu centenas de crianças é agora casa de associações culturais e desportivas

Até ao passado mês de Junho, a Escola Básica do 1º ciclo da Benedita foi quase uma segunda casa para centenas de crianças que por ali passaram nos primeiros anos de escolaridade, acabando por ficar vazia com a inauguração do Centro Escolar da vila. Agora, o edifício vai ganhar uma nova vida com a instalação de diversas associações de actividades culturais e desportivas.
O Rotary Club, o Grupo Regional de Folclore da Benedita, a Sportsands – Actividades Desportivas e a Associação Kempo Chinês da Benedita ocupam quatro das seis salas do edifício. A Junta de Freguesia local também ficou com uma sala para formação.
A cedência de instalações foi formalizada no passado dia 21 de Março com a assinatura de um protocolo entre a Câmara de Alcobaça e a Junta de Freguesia da Benedita. Uma cerimónia que contou com a presença de dirigentes e representantes das diversas entidades que têm na escola um novo espaço para desenvolverem as suas actividades. Em troca terão apenas que suportar as despesas de manutenção e funcionamento, como a limpeza e as contas de água e luz.

Representantes e responsáveis pelas diversas associações assistiram à assinatura do protocolo

Para a presidente da Junta da Benedita, Maria José Filipe, a cedência das escolas agora vazias vai “evitar que estes espaços públicos se degradem ou sejam vandalizados e usados para fins menos próprios”. Além da escola da Benedita, já há pedidos para as escolas dos Freires (um projecto particular que pretende alugar o espaço) e do Frei Domingos, pedida pelos bombeiros beneditenses. Maria José Filipe aproveitou a ocasião para salientar a situação desta última escola, que “precisa de ser usada porque já foi assaltada duas vezes”.
A presidente da Junta de Freguesia realçou ainda que num momento em que tanto se fala da extinção de freguesias, a assinatura do protocolo é “um sinal de que as freguesias continuam a ter grande importância”. Uma opinião partilhada pelo presidente da autarquia alcobacense, Paulo Inácio, que disse que aquele era “um momento feliz” e “o reconhecimento de que as freguesias são a entidade pública política mais próxima do cidadão e, portanto, a que melhor conhece o território e a que tem o know how da sociedade civil”.

Maria José Filipe e Paulo Inácio foram unânimes em considerar que parcerias como esta aproximam a comunidade

A cedência dos edifícios das antigas escolas vai-se verificar um pouco por todo o concelho à medida que a Carta Escolar for sendo cumprida. “É o que ditam os tempos e o que dita a racionalidade pois temos que optimizar os bens públicos ao serviço da nossa comunidade. Seria imperdoável estarmos a deixar degradar os espaços públicos quando tantas instituições civis estão a precisar desses espaços”, afirmou Paulo Inácio.
De acordo com o autarca, há dois princípios que norteiam qualquer cedência que se venha a fazer: respeitar a posição das juntas de freguesia e dar preferência a projectos de contacto intergeracional. Princípios que tinha já defendido quando, ali ao lado, a Universidade Sénior da Benedita se instalou no antigo edifício do jardim-de-infância.
Às entidades que agora ganham uma nova casa, Paulo Inácio deixou um apelo: “utilizem este espaço em prol dos vossos associados e utilizem-no com agrado”.

- publicidade - [adrotate banner="37"] [adrotate banner="303"]

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

- publicidade - [adrotate banner="36"]