Início Sociedade CDU e Chega acusam Vamos Mudar de faltar à verdade

CDU e Chega acusam Vamos Mudar de faltar à verdade

0

Depois de o movimento independente Vamos Mudar ter criticado a ausência do tema do novo hospital do Oeste nos programas eleitorais das candidaturas às eleições legislativas, a CDU e o Chega reagiram, acusando o movimento de faltar à verdade.

“A CDU deplora e rejeita as declarações do Movimento Vamos Mudar (VM)
das Caldas da Rainha em que acusa de forma geral os partidos políticos por
não incluírem nos seus programas eleitorais a construção do novo Hospital
do Oeste”, referem os comunistas. “Só uma irresponsável “ligeireza” ou um total desconhecimento das posições e programas eleitorais do PCP e do PEV, bem como dos
compromissos da CDU para a região de leiria, pode explicar tal afirmação que é tão mais irresponsável e grave quando proferida em plena campanha eleitoral”.

A CDU realça que tal está patente em documentos partidários oficiais (o ultimo dos quais a Resolução Política da X Assembleia da Organização Regional de Leiria do PCP realizada em Abril de 2018), e em posições assumidas nas Assembleias Municipais do Distrito de Leiria, incluindo nas Caldas, mas também na Assembleia da República em várias propostas de resolução e em propostas de alteração aos Orçamentos do Estado. “Mas se não basta o património de muitos anos de luta e posições da CDU pela construção de um novo Hospital na Região Oeste e pela defesa do Serviço Nacional de Saúde para provar a falsidade e injustiça das declarações do Movimento Vamos Mudar (VM), a CDU informa o referido movimento e os seus responsáveis que o Compromisso Eleitoral Nacional da CDU “afirma no seu ponto 4.4 a proposta de “Concretizar no imediato as infraestruturas já decididas e programar o conjunto de outras, inclusive obras de reabilitação e requalificação do parque de instalações do SNS” e que “o programa eleitoral nacional do PCP de 2019 afirma no seu
ponto 4.1.3 a necessidade da “Reorganização da rede hospitalar centrada nas necessidades das populações, o aumento do número de camas de agudos, alargando a oferta nos Hospitais existentes e construindo novos hospitais e da capacidade de resposta em Hospital
de Dia e Cirurgia de Ambulatório”, mas também o Compromisso Eleitoral para o Distrito de Leiria, apresentado no passado mês de Dezembro “refere na sua página 12 o compromisso de “Concretizar no curto prazo a decisão da construção de um novo Hospital Público na região Oeste, integrado no Centro Hospitalar do Oeste, decisão essencial para a melhoria significativa nos serviços de saúde às populações do sul do Distrito de Leiria”.

Acresce que “no folheto de campanha que está a ser distribuído em todo o Distrito de Leiria (e que dirigentes do referido movimento já tiveram oportunidade de receber por terem contactado com equipes da CDU que o distribuíam) e que reúne apenas algumas das mais importantes propostas da CDU, figura a proposta da “Construir um novo Hospital na Região Oeste, integrado no Centro Hospitalar do Oeste”.

 

Chega também tomou posição

 

“Para além das reformas gerais na área da saúde, o Chega publicou as “100 medidas de governo”, que na página 11, no ponto 29, está explicitamente defendida a construção do novo Hospital do Oeste”, apontou o partido. No referido documento lê-se que o Chega pretende “acionar todos os mecanismos legais necessários que garantam a célere construção ou conclusão de novas unidades hospitalares constantemente prometidas e adiadas pelos sucessivos governos, como por exemplo o Hospital de Barlavento Algarvio, o Hospital Central do Alentejo ou o Hospital do Oeste”.

O partido liderado por André Ventura afirma que, “entre as medidas que defendemos para o distrito, como a eletrificação da linha do oeste na sua totalidade ou a abertura da base aérea de Monte Real à aviação civil, o Chega considera a construção do novo Hospital do Oeste como uma medida absolutamente prioritária relativamente às de mais”.

 

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.