Início Breves MOVIMENTO PELO NADADOURO – O Documento Verde da reforma da Administração Local

MOVIMENTO PELO NADADOURO – O Documento Verde da reforma da Administração Local

0

O Movimento pelo Nadadouro, após analisar cuidadamente o documento verde da reforma da Administração Local vem por este meio expressar a sua opinião relativamente ao referido documento.
Embora se trate de documento genérico e bastante vago existem pontos que não devemos deixar de salientar, em especial o que trata da fusão e aglomeração de freguesias.
Concordamos que mais de 4000 freguesias para um país com a dimensão do nosso é efectivamente um número desproporcionado, embora esse número elevado também se deva ao facilitismo partidário tão característico das últimas décadas no nosso país, com a aceitação de alguns protagonistas partidários que agora apoiam a redução de freguesias.
A referida redução não deve, no entanto, ser feita por régua e esquadro, sem pensar nas características e necessidades de cada população, deve sim ser feita com a aceitação e colaboração dessas mesmas populações e para que tal aconteça é necessário em primeiro lugar densificar as propostas da reorganização administrativa, para que os fregueses tenham toda a informação e assim possam conscientemente dar a sua opinião.

Não devemos igualmente descurar questões da maior importância como a transferência de competências, a manutenção de serviços que actualmente servem as populações das freguesias afectadas e ampliação dos serviços de proximidade, especialmente nas freguesias com população mais envelhecida.
Em relação à freguesia do Nadadouro discordamos em absoluto com qualquer tipo de fusão ou agregação, tendo em conta a evolução favorável da freguesia, especialmente no crescimento populacional, sendo uma das freguesias com maior índice de crescimento da região, para além de todas as infra-estruturas de que dispõe, da história, cultura e sentimento geral da população, disso tendo já dado conhecimento às autoridades competentes, em documento elaborado em conjunto com os restantes membros da Assembleia de Freguesia e Junta de Freguesia.
Como não nos limitamos a recusar a proposta do Governo para a freguesia do Nadadouro, estamos, em conjunto com os restantes membros da Assembleia de Freguesia, a preparar iniciativas com vista à manutenção da freguesia do Nadadouro, tendo este movimento, na última Assembleia de Freguesia, apresentado a proposta de eliminação de senhas de presença para todos os membros da Assembleia de Freguesia, com vista à redução de custos e um outro conjunto de propostas para captar investimento e dinamismo para a freguesia.
Fomos eleitos para defender os interesses da freguesia do Nadadouro e dos seus fregueses e custe o que custar, vamos cumprir com esse objectivo.
Apelamos a todos os fregueses do Nadadouro para que, em conjunto com este movimento e restantes forças políticas da freguesia, nos apoiem na manutenção da freguesia do Nadadouro e nas iniciativas a isso conducente.
Por fim de salientar que o MPN – Movimento pelo Nadadouro está igualmente a preparar um fórum/debate sobre o referido documento verde, em conjunto com o MVC – Movimento Viver o Concelho, a realizar sábado, dia 14 de Janeiro pelas 14h30 no Salão Nobre da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

João Martinho

Movimento Pelo Nadadouro

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.