Início Opinião Doença dos Legionários em tempos de covid-19

Doença dos Legionários em tempos de covid-19

0
Patrícia Pita Ferreira
Médica Interna de Saúde Pública, Unidade de Saúde Pública Zé Povinho (ACeS Oeste Norte)

Em plena pandemia covid-19, o nosso País é confrontado com uma nova situação epidémica – um surto de Doença dos Legionários, na região de Vila do Conde.
O termo “Doença dos Legionários” refere-se à pneumonia causada pela bactéria Legionella. A doença adquire-se através da inalação de aerossóis que derivam de água contaminada. Os sintomas predominantes incluem febre, tosse e falta de ar e surgem tipicamente 2 a 10 dias depois da exposição.
Esta bactéria encontra-se principalmente em águas quentes (25-42ºC) e estagnadas. Assim, são frequentemente encontradas em equipamentos contaminados, que ao não terem uma adequada manutenção, disseminam a Legionella, como chuveiros, piscinas, fontes, sistemas de ar condicionado, sistemas de irrigação e torres de refrigeração.
Uma possível causa deste surto pode estar relacionada com os períodos de menor actividade, levando à estagnação das águas e permitindo a proliferação da Legionella. Assim, nestes tempos de “confinamentos e desconfinamentos”, não se pode descurar a correcta manutenção dos equipamentos.
Algumas estratégias chave são efectuar purgas regulares ao sistema de água; manter o nível de cloro adequado; verificar o estado de limpeza e corrosão dos materiais; ou evitar temperaturas entre 20 e os 50ºC nas redes prediais de água. Rotineiramente, também devem ser efectuados procedimentos de desinfecção, que incluem o choque térmico (aumento da temperatura dos reservatórios de água quente para >70ºC durante 2 horas) ou a desinfecção química (adição de lixívia nos reservatórios de água fria até se alcançar um valor de cloro adequado).

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.