Início Economia Pandemia faz disparar desemprego na região

Pandemia faz disparar desemprego na região

0
Pandemia faz disparar desemprego na região
Colheitas agrícolas contribuíram para travar os números em agosto | DR

Uma notícia do Expresso publicada na edição de 26 de setembro coloca três concelhos do Oeste Norte entre os 10 que tiveram mais aumento do desemprego com a pandemia de covid-19.
O Bombarral é o sexto nesta lista onde nenhum concelho gostaria de estar, com uma subida de 78,6% entre os meses de fevereiro e agosto. Óbidos surge em oitavo, com 66,3% e o Cadaval fecha o top 10, com uma subida de 64,1% do número de desempregados.
Aquele semanário, que utiliza os dados do IEFP, refere que há 30 concelhos no país com subidas do número de desempregados acima dos 50%. E nesta estão mais dois concelhos do Oeste: Nazaré (55,8%) e Alcobaça (52,6%). Escapam apenas Caldas da Rainha (47,8%) e Peniche (21,4%).
No conjunto dos sete concelhos que compõem o Centro de Emprego Oeste Norte, a subida do número de desempregados aumentou 48,3% neste periodo.
Quando comparado com o mês homólogo do ano passado, os números são ainda mais assustadores. Em Óbidos o número de inscritos no centro de emprego aumentou em 82,7%, enquanto a Nazaré se aproxima dos 75%. O concelho com menor aumento continua a ser Peniche, com 46,7% e a média dos sete concelhos ascende aos 61,1%.
A subida do número de inscritos no centro de emprego nestes concelhos acaba por ser mais significativo porque, antes da crise, estes apresentavam taxas de desemprego muito abaixo da média nacional, o que, mesmo assim, se mantém uma realidade.
De resto, o número de inscritos no Centro de Emprego Oeste Norte baixou em Agosto (2,6%) pelo segundo mês consecutivo.
Cadaval regista mesmo uma descida de 26,2% em relação a julho, seguido do Bombarral com 9% e Caldas da Rainha com 3,9%, enquanto Óbidos manteve os mesmos números e Alcobaça teve uma subida ligeira, de 0,7%.
Estes são os concelhos com maior actividade agrícola, que em agosto iniciou as colheitas nos pomares. Nazaré (2,2%) e Peniche(8,2%), registaram subidas mais significativas.
Em agosto, estes sete concelhos somam 5729 inscritos no centro de emprego.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.