Início Desporto Fátima SAD visita Campo da Mata na abertura da temporada mais atípica da história

Fátima SAD visita Campo da Mata na abertura da temporada mais atípica da história

0

Sorteio ditou que, pela segunda época consecutiva, o Caldas inicie o campeonato com o mesmo oponente. Equipa de José Vala prepara afincadamente a estreia oficial na temporada mais atípica da história, sem certezas sobre a presença de público nas bancadas, mas com o objectivo claro de subir à 3ª Liga. Há 16 anos que o pelicano não sabe o que é vencer em casa no arranque do campeonato

Pela segunda época consecutiva o Fátima SAD é o convidado de honra do Caldas para a abertura oficial da temporada.
O sorteio do Campeonato de Portugal, realizado na passada sexta-feira, ditou que o pelicano faça a estreia na prova precisamente diante do mesmo oponente da época passada, num embate que terminou a zeros.
Naquela que se perspectiva como a época mais atípica da história, a equipa de José Vala vai tentar quebrar a “malapata”, pois há 16 anos que o clube não sabe o que é vencer no Campo da Mata na 1ª jornada do campeonato.
A última ocasião em que o Caldas ganhou numa jornada inaugural em casa ocorreu na longínqua temporada 2006/07, com um 2-0 ao Bombarralense no arranque da série D da 3ª Divisão. Uma época que começou bem e terminou melhor, com a subida de divisão.
Desde então, das sete vezes que começou o campeonato em casa, o Caldas registou quatro empates e três derrotas.
Em 2010/11, o Oeiras arrancou um empate (1-1) na 1ª jornada da série E da 3ª Divisão e em 2012/13 o Sp. Pombal saiu da Mata a sorrir (1-2) e com os primeiros 3 pontos dessa época.
Já em 2013/14, na época de estreia do extinto Campeonato Nacional de Seniores, o Alcanenense também se impôs ao Caldas (0-1), enquanto na época seguinte o Eléctrico (2-2) arrancou 1 ponto na 1ª jornada. Em 2017/18, já no Campeonato de Portugal, a série de estreias negativas em casa prosseguiu com a vitória do Coruchense (1-2), sendo que nas últimas duas temporadas os jogos de arranque de campeonato terminaram como começaram: em 2018/19 foi o Peniche a arrancar pontos nas Caldas (0-0), o mesmo sucedendo, na época passada, pelo Fátima SAD (0-0), adversário que volta à Mata após uma pré-temporada em que a equipa se desligou do clube e se mudou para Lisboa. O treinador é Carlos Mozer.

Dérbi em novembro

Será preciso esperar pelo fim de Novembro para que Caldas e Torreense se encontrem no grande dérbi do Oeste. O primeiro embate entre os dois clubes está agendado para o Campo da Mata, na penúltima jornada da primeira volta da série E.
Em 2020/21, o pelicano enfrenta uma série com candidatos assumidos ao topo da classificação e que se têm vindo a reforçar a preceito.
Para além do Torreense, treinado pelo experiente Filipe Moreira, também o Alverca, orientado por Alexandre Santos, apresenta um plantel carregado de experiência e em cujas fileiras está o ex-pelicano Felipe Ryan.

Modelo competitivo

Em 2020/21, o Campeonato de Portugal está divido em oito séries de 12 equipas. O campeão de série apura-se para a fase de subidas à 2ª Liga e, caso falhe esse objectivo, tem vaga garantida na 3ª Liga, escalão que a FPF cria em 2021/22.
Para a fase de subida ao terceiro escalão acedem as equipas que terminem o Campeonato de Portugal entre o 2º e o 5º lugares.
Por seu turno, os últimos quatro classificados de todas as séries são despromovidos aos campeonatos distritais.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.