Início Sociedade Festa da Francofonia nas Caldas da Rainha foi suspensa

Festa da Francofonia nas Caldas da Rainha foi suspensa

0
Festa da Francofonia nas Caldas da Rainha foi suspensa
Daniel Pinto, da EHTO, Maria do Carmo Brandão, da Alliance Française, e João Mateus, da ESAD, são os responsáveis pela iniciativa

Exibição de filmes, refeições, exposições, ateliers de serigrafia e de pastelaria são algumas das actividades da Semana da Francofonia que, por causa do Coronavirús, foi suspensa e aguarda nova data.

A Festa da Francofonia, que decorre em várias cidades do país, foi apresentada nas Caldas mas foi suspensa. Esta é uma actividade que decorre pelo mundo inteiro há mais de 50 anos e nas Caldas da Rainha há, pelo menos, 14 anos. “Temos um dos melhores e mais extensos programas desta Festa da Francofonia no país”, disse Maria do Carmo Brandão, a responsável pela Alliance Française que se aliou à ESAD e à Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) para realizar um programa de eventos que vão salientar a língua e a cultura francesas. A abertura decorrerá na EHTO, com um cocktail de boas-vindas e um espectáculo que terá momentos ligados à francofonia que serão apresentados por alunos daquela escola.
“Durante três dias vamos realizar refeições francófonas que serão preparadas pelos nossos professores e alunos”, disse Daniel Pinto, acrescentando que, no pólo de Óbidos vai decorrer um atelier aberto dedicado à pastelaria francesa, que se vai realizar em data a anunciar.
Maria do Carmo Brandão disse que os alunos da EHTO farão uma sessão de esclarecimento sobre o exame Delf Scolaire, que certifica qual o nível que os estudantes possuem em relação ao Francês.

Filme e Serigrafia na ESAD

Na apresentação, João Mateus, sub-director da ESAD, deu a conhecer que se vai realizar um atelier de serigrafia com motivos francófonos que poderá incluir 10 participantes. O evento será seguido pela exibição do filme “Le Poulain”, de Mathieu Sapin no auditório da escola de artes. Posteriormente decorrerá a abertura da exposição dos trabalhos que os participantes realizaram com Vera Gonçalves. “Colaboramos com o desenvolvimento desta iniciativa e como se trata de um evento para a cidade, a ESAD está sempre pronta a colaborar”, referiu o docente. Por outro lado, da Semana da Francofonia ainda fará parte a inauguração de uma exposição de pintura da belga Claude Lavalle sobre as fábulas de La Fontaine que será acolhida nas instalações caldenses da Alliance Française, situadas na Rua Miguel Bombarda. A mostra será seguida por uma tertúlia que está a ser organizada por Joelle Pouplier e Nadine De Chief que pertencem ao grupo Amigos da Costa de Prata. O evento vai fechar com a realização de um almoço francófono no Restaurante Sabores de Itália. A Semana da Francofonia de 2020 nas Caldas será encerrada com a realização de um jogo de petanca que se vai realizar no Parque D. Carlos I.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.