Início Desporto Caldas RC Padel quer desenvolver a modalidade nas Caldas

Caldas RC Padel quer desenvolver a modalidade nas Caldas

0
Caldas RC Padel quer desenvolver a modalidade nas Caldas

Em 2019 foi criada no Caldas RC uma secção de padel tennis que entrou em competição nos campeonatos regionais com uma equipa de seniores e outra de veteranos +45. Os dirigentes consideram os resultados no primeiro ano positivos e esperam agora desenvolver a modalidade nas Caldas.
“Começámos em Março com cerca de 20 atletas e duas equipas, a competir no âmbito da zona centro, que vai de Coimbra às Caldas da Rainha, contra equipas de Leiria, Santarém, Figueira da Foz e Coimbra”, disse à Gazeta das Caldas Nuno Ribeiro, um dos responsáveis pela secção.
O CRC Padel Nacex terminou o campeonato de veteranos no terceiro lugar a apenas um ponto do segundo lugar – que valia apuramento para a fase final. Nos seniores, os caldenses conseguiram o quinto lugar. “Estamos muito contentes, o ano correu muito bem e estamos a conseguir implantar uma modalidade nova nas Caldas da Rainha, o que é sempre difícil”, considera.
A construção do campo de padel de Nossa Senhora do Pópulo, no Parque Belver, pela União de Freguesias, permitiu o arranque da prática da modalidade nas Caldas. Recentemente a Câmara das Caldas fez um upgrade na instalação, dotando-o de piso em relva sintética e iluminação, o que proporciona melhores condições para os jogos e treinos. “Foi um apoio muito importante”, realça Nuno Ribeiro.
Depois deste primeiro ano, agora o objectivo é continuar a desenvolver o padel tennis, e também nesse sentido o clube recebeu “uma excelente notícia, que foi a modalidade aparecer configurado no desporto escolar, na Escola Rafael Bordalo Pinheiro. Isso vai ajudar-nos a sensibilizar os jovens para a prática do padel, porque no futuro o que queremos é montar uma escola”, acrescentou o dirigente.
O clube tem actualmente 20 praticantes, mas Nuno Ribeiro acredita que há mais pessoas a praticar sem a componente de competição, pelo que o número de federados poderia aumentar com mais campos no concelho e mesmo na região. “Mais infraestruturas permitiria o desenvolvimento da escola e de uma comunidade de padel mais alargada, porque tem sido uma das modalidades que mais se desenvolveu recentemente. Estima-se que sejam já cerca de 100 mil praticantes e mais 450 campos no país”, refere Nuno Ribeiro.
Nas Caldas há apenas um campo, e nos concelhos próximos haverá apenas mais quatro (um em Rio Maior, outro em Peniche e dois em Alcobaça), refere o dirigente.
Um dos aspectos que potencia o crescimento do padel é a semelhança com outras modalidades de raquete, “fácil de praticar”, sublinha Ricardo Pimenta, atleta e também um dos responsáveis da secção. “Há um transfer grande entre a parte técnica e tática de outros desportos de raquete”, o que também facilita a prática da modalidade, acrescenta. De resto, muitos dos praticantes do clube vieram do ténis, do ténis de mesa e do badminton. E sendo as Caldas uma cidade com forte tradição nos desportos de raquete, o potencial para o crescimento do padel é muito interessante. Além disso, Ricardo Pimenta destaca que as competições de padel têm no aspecto da socialização.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.