Início Sociedade Quase 100 voluntários limparam a lagoa desde a Foz do Arelho ao Bom Sucesso

Quase 100 voluntários limparam a lagoa desde a Foz do Arelho ao Bom Sucesso

0

Divididos em 15 secções com mais de um quilómetro, os voluntários limparam desde a Foz do Arelho até ao Bom Sucesso, numa extensão de quase 20 quilómetros (que incluiu ainda a ilha na lagoa).
Foram recolhidos 166 sacos de lixo e diversos monos, nomeadamente televisões, frigoríficos, partes de máquinas de cortar a relva, sanitas e lavatórios, entre outros objectos.
Mas o objectivo desta limpeza ia além dos resultados imediatos. Os sacos de lixo eram identificados com o número da secção a que pertenciam, o que permitirá depois estudar o tipo de lixo e a sua origem, assim como identificar as zonas mais problemáticas da lagoa. Dessa forma, será possível combater com maior eficácia as causas dos problemas.
A limpeza no areal e das margens decorreu durante toda a manhã e, depois de almoço, foi feita a separação e triagem dos resíduos no cais da Foz do Arelho e no parque de estacionamento do Bom Sucesso.
Depois de uma manhã de árduo trabalho, a agacharem-se constantemente para apanhar lixo e a arrastarem um saco de lixo pela praia, sob o sol e o calor que se faziam sentir, alguns dos voluntários juntaram-se para almoçar num piquenique no parque das merendas, onde se haviam encontrado ao início da manhã.
A acção inseria-se na terceira edição da campanha “Vamos Limpar as Nossas Praias?”, numa parceria entre a Liga para a Protecção da Natureza e o Pingo Doce. Associaram-se a esta limpeza as duas Câmaras (Caldas e Óbidos) e as juntas de freguesia ribeirinhas, assim como várias associações cívicas e ambientais da região.

Eu sou de Alenquer e há dois anos fiz uma limpeza de praia no Portinho da Arrábida e fiquei completamente emocionada com o que encontrei porque não tinha ideia exacta do que se estava a passar. A partir daí passei a participar em todas as limpezas.
Aqui a Lagoa de Óbidos está a precisar de uma limpeza grande e estas acções também são uma chamada à consciência das pessoas que vivem cá e aos pescadores. Por exemplo, acho que os tractores que fazem a limpeza das praias, muitas vezes contribuem para partir e enterrar o plástico na areia.

Arminda de Sá Nogueira

“A Lagoa de Óbidos está a precisar de uma limpeza grande”

“Portugal é lindo e queremos torná-lo ainda mais bonito”
Viemos dos Estados Unidos da América em Abril e estamos a viver nos Casais do Mestre Armando, perto do Baleal. Nós gostamos sempre de participar nestas acções e quando ainda estávamos lá, já andávamos à procura de organizações que fizessem limpezas de praia em Portugal e encontrámos a MarMeu, que é uma das parceiras desta iniciativa. Até agora tem corrido tudo bem, somos um grupo muito grande, com mais de 80 pessoas divididas em 15 grupos. O que temos recolhido mais são beatas de cigarro e plásticos, que não se decompõem. Portugal é um país lindo e nós queremos mantê-lo e, se possível, torná-lo ainda mais bonito.
Patrick e Christine Briel

“Portugal é lindo e queremos torná-lo ainda mais bonito”

“A lagoa podia estar melhor, com menos lixo”
Eu sou caldense e costumo participar nas limpezas de praia que acontecem na Lagoa de Óbidos e que são organizadas pela Associação LinDo Mar uma vez por mês. Esta limpeza correu bem até agora, tal como as anteriores. O tipo de lixo é o mesmo, mas eu nunca tinha feito nesta secção do lado do Bom Sucesso. Encontrei muitas beatas, paus de cotonetes, aplicadores de tampões e cordas, fios e redes de pesca.
Acho que a Lagoa podia estar melhor, com menos lixo, especialmente na zona final, para onde a água o transporta. Aí encontram-se muitas garrafas de plástico.
João Madruga

“A lagoa podia estar melhor, com menos lixo”

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.