Início Sociedade Festival de Óbidos apresenta Cristiano Ronaldo em chocolate

Festival de Óbidos apresenta Cristiano Ronaldo em chocolate

0
Festival de Óbidos apresenta Cristiano Ronaldo em chocolate
A escultura do futebolista pouco antes de estar finalizada

Depois do bronze, Cristiano Ronaldo surge agora representado em chocolate. O futebolista português a jogar na Juventus é uma das 10 esculturas que se encontram em exposição durante o festival que decorre em Óbidos, que teve início ontem e mantém-se até 5 de Maio.
O autor da obra é o chef pasteleiro Eduardo Cerqueira, de Sesimbra, que já participou em diversos cursos de esculturas ligados ao Festival de Chocolate. Jorge Cardoso, um português radicado na Suíça, que em 2018 ganhou o concurso mundial de culinária no Luxemburgo, apresenta uma escultura sobre os desportos de Inverno. Já o chef Paulo Santos, das Caldas da Rainha, apresenta trabalhos em serigrafia em chocolate e uma escultura que representa os primórdios do futebol, no século XIX – uma peça que assinala também a chegada da primeira bola de futebol a Portugal, trazida pelo obidense Guilherme Pinto Basto, da Casa das Gaeiras, que na altura estudava em Inglaterra.
O responsável por transformar o chocolate em arte é o chef brasileiro Abner Ivan que desde Março tem vindo a orientar uma residência artística com cinco pasteleiros de Óbidos, Caldas da Rainha e Bombarral, que produziram as restantes sete peças.
Todas estas esculturas encontram-se acondicionadas numa mega tenda, de quase 700 metros quadrados, em ambiente refrigerado, assim como a cozinha técnica dos chefs. Ali são feitos os cursos para profissionais, durante a semana, e os workshops para amadores aos fins-de-semana e feriados. Esta tenda acolhe também alguns pontos de venda que só funcionam em área coberta.
No auditório da cerca decorre o showcooking, bem como apresentações por parte de chefs e figuras públicas que se dedicam à área da cozinha, sobretudo em plataformas digitais.
Este ano será eleito o “Chocolate do Ano”, por um júri constituído por alguns dos chefs presentes no evento e com prémios que incluem uma viagem de uma semana à Costa do Marfim para conhecer todo o sector do cacau e do chocolate deste país.
O preço dos bilhetes que em 2018 era de 6,50 euros baixou para 6 euros aos feriados e fins-de-semana e para 5 euros nos dias úteis. As crianças entre os três e os 12 anos têm actividades incluídas no seu bilhete, que podem ir de uma a quatro, conforme adquiram um bilhete de 4, 5 ou 6 euros.
O evento, que decorre sob o mote do Desporto, tem este ano um orçamento de cerca de 150 mil euros.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.