Início Sociedade Concurso interescolas trouxe às Caldas da Rainha jovens de todo o país

Concurso interescolas trouxe às Caldas da Rainha jovens de todo o país

0
Concurso interescolas trouxe às Caldas da Rainha jovens de todo o país
A vencedora, Carolina Germano, ladeada pelo director da EHTO, Daniel Pinto, e do coordenador da área do Turismo, Nuno Garcia

Mais de 120 alunos oriundos de 17 escolas do país participaram na XIV edição do Concurso Interescolas, que este ano decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO). Durante três dias realizaram-se várias provas nas áreas leccionadas nestes estabelecimentos de ensino e a escola anfitriã voltou a destacar-se ao nível da Gestão de Turismo. A aluna vencedora irá em Novembro à Croácia, para representar Portugal na final europeia.

Os alunos puseram em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso que estão a tirar

Tomar o pequeno-almoço na Pastelaria Machado, seguir rumo à zona do Hospital Termal, depois Chafariz das 5 Bicas, Jardim da Água e, por fim, uma experiência sensorial com a criação de uma peça cerâmica na Fábrica Rafael Bordalo Pinheiro. Este o roteiro das Caldas proposto pela jovem aluna da EHTO, Carolina Germano (e que apresentou em conjunto com um colega da escola de Lamego na prova de pares) que a sagrou vencedora na modalidade de Gestão de Turismo.
A jovem portuense, de 23 anos, que está a tirar o curso nas Caldas, inspirou-se nos princípios da Rainha D. Leonor e idealizou um percurso acessível para pessoas com mobilidade reduzida.
Em Novembro, Carolina Germano irá representar, não só a escola, mas também Portugal na final europeia que decorrerá na cidade de Split, na Croácia, no concurso anual da AEHT (Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo). A prova será sobre aquele país e deverá consistir na criação de um roteiro turístico, uma tarefa que a jovem assegura que não será difícil porque “trata-se de um país lindíssimo, com muitos recursos naturais”.
Para a EHTO este prémio assume especial relevo por ter tido a maior participação de sempre, com 11 alunos em prova, quando a média é metade, referiu o director, Daniel Pinto. O responsável salientou que o curso de Gestão de Turismo é uma aposta forte da EHTO e que este já existe desde a fundação da escola, há 12 anos.
A EHTO foi a anfitriã do concurso Interescolas, uma década depois de o ter recebido pela primeira vez. Este ano realizaram-se 11 provas, com um total de 123 alunos de 17 escolas, o maior número de participantes de sempre. Da EHTO estiveram 10 alunos em competição.
Como novidade houve a prova de Empreendedorismo pois “cada vez mais as escolas estão a apoiar e incentivar os alunos na criação de ideias e apresentação de projectos”, explicou Daniel Pinto.
Nas provas de Cozinha, fria (Decatlon) e quente (Cozinheiro Aprendiz), assim como de Bar e Pastelaria, houve a preocupação de envolver marcas e produtos regionais como a codorniz do Landal, a maçã de Alcobaça, a pêra Rocha do Oeste, aguardente da Lourinhã e as ginjas de Óbidos e de Alcobaça. A maioria das provas decorreu no pólo das Caldas da Rainha, mas houve ainda competição em Óbidos e no Inatel da Foz do Arelho, onde ficaram alojados os jovens das outras escolas durante estes dias.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.