Início Opinião Correio Leitores Os cem anos de vida da “Tia” Mariana

Os cem anos de vida da “Tia” Mariana

0
Os cem anos de vida da “Tia” Mariana
Mariana da Conceição Boleta Ramalho Carvalho

Natural de Portalegre, onde nasceu há cem anos agora cumpridos, Mariana da Conceição Boleta Ramalho Carvalho viu-se agora rodeada do carinho, quer de familiares quer de companheiros na Casa onde vive há anos.
Dotada de uma invejável vitalidade e autonomia, Mariana Carvalho ultrapassou a “proeza” da sua mãe, que faleceu, tranquilamente, a escassas semanas de cumprir o centenário.
Viúva desde 2000, “transferiu-se” voluntariamente do Lar da Santa Casa da Misericórdia da terra natal para o Lar Fonte Santa, na Serra do Bouro, aqui acompanhando desveladamente a sobrinha Adrilete, gravemente doente, nos seus últimos meses de vida.
Foi casada com José Lourenço Carvalho, competente e muito estimado professor de Trabalhos Oficinais, para além de mestre na arte do restauro e do entalhe. Músico amador e prestimoso cidadão, homenageou-o a cidade de Portalegre com a atribuição do seu nome a uma artéria urbana, em 1996. Não tiveram filhos pelo que a sua dedicação se estendeu aos sobrinhos, em particular a Adrilete, de quem eram padrinhos de casamento.
Dotada de personalidade muito vincada e servida por uma memória pronta e segura, Mariana Carvalho dedica-se quando inspirada à criação poética, em versos simples que declama com sentimento e convicção.
Infatigável conversadora, relata com justeza e colorido episódios de vida em família e sobretudo na comunidade, numa evocação de irrepetíveis tempos idos, em Portalegre.
Pela simpatia que espalha como pelo respeito que merece, em plena sintonia com a qualidade da sua vida, quiseram os sobrinhos e os responsáveis pelo Lar Fonte Santa que fosse marcante o simbolismo da data deste centenário.
E foi invulgar o clima vivido numa grande sala do Lar, pequena para conter as diversas “famílias” da Tia Mariana. A participação de Mila Ferreira, cuja mãe é sua companheira na instituição, assim como a reportagem da equipa da CMTV conferiram ainda mais significado à cerimónia que comoveu a aniversariante. Lembrando momentos da sua longa vida, declamou versos compostos a propósito e, instada, chegou mesmo a cantar.
Uma saudável emoção rodeou aqueles momentos, particularmente sentidos pela centenária, feliz e confortada pelo carinho envolvente.
Pelas imagens de uma apresentação projectada na ocasião foi possível à Tia Mariana rever momentos inesquecíveis da sua longa vida. Até quando esta se prolongará, com a qualidade que pode gozar neste momento, é uma incógnita a que só o futuro de Mariana Carvalho poderá responder, na sua lição quotidiana de viver…

António Martinó de Azevedo Coutinho

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.