Início Economia Prejuízos no sector levam OesteCIM a pedir reunião urgente ao ministro da Agricultura

Prejuízos no sector levam OesteCIM a pedir reunião urgente ao ministro da Agricultura

0

Os “avassaladores” prejuízos verificados no sector agrícola da região Oeste, resultantes de adversidades meteorológicas, levou a OesteCIM a pedir uma reunião urgente ao Ministério da Agricultura.
Reunidos em Conselho Intermunicipal, a 6 de Setembro, os autarcas do Oeste deliberaram enviar um ofício ao ministro da Agricultura, Capoulas Santos, alertando para os “nefastos efeitos verificados num sector tão decisivo e estratégico para a economia regional e nacional”, refere aquela entidade em nota de imprensa.
A reunião tem por objectivo analisar os impactos do clima no território e definir estratégias de actuação para minimizar os mesmos, promovendo e generalizando instrumentos eficazes de prevenção e mitigação, especialmente no que à contratação de seguros de colheita diz respeito, face ao previsível aumento das temperaturas atmosféricas nos próximos anos.

Este ano registou-se um Inverno atipicamente pluvioso, seguido de um Verão inicialmente húmido que obrigou a tratamentos reiterados nos pomares. Em inícios de Agosto as temperaturas máximas bateram recordes em várias localidades e provocaram perdas avultadas no sector agrícola, com as produções de Pera Rocha, maçã e uva a serem as mais afectadas.
“Os prejuízos são avassaladores”, consideram os autarcas, fazendo notar que na pera Rocha “contabilizam-se perdas na ordem dos 130 milhões, na uva de mesa superiores a 50% e nas uvas de vinho a 40%”.
Por se tratar de uma situação anormal na região e por envolver custos adicionais, muitos agricultores optam por não contratualizar seguros para este tipo de ocorrência, havendo poucas culturas cobertas por seguros de colheita, concluem.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.