
Inseridos num projecto desenvolvido para a disciplina de Área Projecto, seis jovens prepararam várias actividades, tais como a actuação de alunos do Conservatório das Caldas, pinturas faciais, distribuição de rebuçados e de folhetos de divulgação do centro comercial.
Ana Fernandes, Cláudia Monteiro, Francisca Correia, Jessica Valadares, Rita Santos e Rodrigo Ferreira dinamizaram ao longo deste ano lectivo um projecto, denominado “ArchiReProject”, que tem como tema a reabilitação urbana e pode ser acompanhado na Internet (www.wix.com/archireproject/archireproject).
Os alunos decidiram abordar o Centro Comercial da Rua das Montras por o considerarem um local propício para uma intervenção reabilitativa ao nível físico e também de forma a articulá-lo com o comércio tradicional. “Entre as várias opções que tínhamos para fazer um trabalho, escolhemos este centro comercial”, explicou Ana Fernandes, até porque para estes jovens o local tem muitas “memórias de infância”.
Durante este ano lectivo os alunos também recolheram informações históricas e dados estatísticos daquele espaço, fazendo várias entrevistas com responsáveis do centro comercial, da associação comercial e da autarquia.
De acordo com a observação feita, “percebemos que existiam 21 lojas e que o número de visitantes era escasso [dados de Dezembro de 2010]”.
Segundo a análise que fizeram, as necessidades de reabilitação deste local relacionam-se com a acessibilidade (para pessoas com deficiências motoras e visuais), a iluminação, a ventilação, a decoração e o aproveitamento comercial.
O trabalho incluiu ainda a produção de uma maqueta digital com uma proposta de renovação do centro comercial, que também está disponível na Internet.