Início Política Tinta Ferreira diz que fusão das associações será feita até ao final do ano

Tinta Ferreira diz que fusão das associações será feita até ao final do ano

0
Tinta Ferreira diz que fusão das associações será feita até ao final do ano
A nova associação Caldas XXI terá sede no CCC

Em Dezembro de 2015 os deputados municipais caldenses aprovaram, por unanimidade, a criação de um modelo de gestão para as associações que passa pela fusão do CCC, ADIO e ADJ numa só. Quase dois anos e meio depois esta proposta ainda não se concretizou.
O projecto de fusão será “brevemente” remetido aos associados para se pronunciarem formalmente e o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, prevê que o processo esteja terminado no final do ano.

A criação de uma única associação para a gestão dos equipamentos municipais (CCC, Expoeste e Centro da Juventude) com o objectivo do fortalecimento institucional esteve na base da proposta do Movimento Viver o Concelho, que foi aprovada por todos os deputados municipais caldenses em finais de 2015.
Nessa altura, os deputados defenderam também a adopção de um modelo de gestão que, rentabilizando as disponibilidades existentes nas diferentes associações, em recursos humanos, equipamentos e espaços, optimize e potencie a sua utilização, promovendo a qualidade.
Mais tarde, o executivo municipal aprovou por unanimidade, na reunião de 13 de Novembro 2017, os estatutos da “Caldas XXI – Associação de Desenvolvimento Cultural, Empresarial e da Juventude”, que prevê a fusão das três associações. O adjunto do Gabinete de Apoio à Presidência, Luís Ribeiro, foi mandatado para ser o intermediário da autarquia junto das associações para, em Assembleia Geral, decidirem qual a posição sobre esta fusão. Entretanto, Luís Ribeiro já reuniu com todas as associações e, de acordo com Tinta Ferreira, o “projecto de fusão será brevemente remetido aos associados para se pronunciarem formalmente”.

Nova associação chama-se Caldas XXI

De acordo com os estatutos aprovados pela autarquia, a nova associação deverá “implementar um projecto de natureza artística e cultural nos domínios das artes do espectáculo, da recreação, das artes plásticas, da literatura e do pensamento crítico, visando promover a acessibilidade cultural no concelho das Caldas”.
O projecto inclui a rentabilização e exploração do CCC, que poderá estender a sua programação a outros espaços que lhe venham a ser atribuídos. Pretende também contribuir para o desenvolvimento industrial e empresarial da região, através da gestão e exploração da Expoeste.
No que diz respeito ao Centro de Juventude, a mesma entidade (Caldas XXI) fará a sua promoção e apoio a eventos.

A duração de cada mandato é de quatro anos e os órgãos sociais são eleitos em assembleia geral, entre eles a direcção, que é o órgão executivo de administração da associação e é composto por um presidente, um secretário e um tesoureiro. O desempenho das funções da direcção não é remunerado.
Podem ser associados da “Caldas XXI” pessoas singulares ou colectivas que sejam admitidas nos termos dos seus estatutos. Por seu lado, a associação pode juntar-se a outros organismos, nacionais ou estrangeiros, assim como subscrever protocolos ou capital em sociedades comerciais que possam contribuir para a execução dos seus objectivos, e criar delegações ou outras formas de representação.
As receitas da nova associação serão constituídas pelas quotizações e contribuições dos associados, juros e rendimentos dos seus bens, produto da venda de publicações próprias e subsídios e quaisquer outras transferências da Câmara ou de qualquer outra autarquia ou entidade do Estado.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.