Início Desporto Caldas ou Farense, quem será o sucessor do Leixões

Caldas ou Farense, quem será o sucessor do Leixões

0

Luis PauloO terceiro escalão não tem uma equipa nas meias-finais da Taça desde 2001/2

O encontro de quarta-feira (18h00) será o terceiro da história entre Caldas e Farense e vai decidir qual das duas sucederá ao Leixões, a última equipa do terceiro escalão do futebol português a marcar presença nas meias-finais da Taça de Portugal, há 16 anos.

Corria a época de 2001/2 quando o sensacional Leixões de Carlos Carvalhal não só chegou à meia-final, como ainda afastou o Sp. Braga para disputar a final como Sporting. Antes disso, é preciso recuar a 1993/94 para encontrar outra equipa do terceiro escalão numa meia-final, quando o Lusitânia de Lourosa causou sensação ao intrometer-se entre as quatro semi-finalistas da prova, depois de deixar pelo caminho clubes como Chaves, Beira-Mar, Belenenses e Académica. A aventura acabou também contra o Sporting com uma goleada por 6-0 em pleno Estádio de Alvalade, contra o Sporting.

A única certeza que existe neste momento é que, ganhe o Caldas ou o Farense, o Campeonato de Portugal vai estar novamente representado nas meias-finais.

A história centenária dos dois clubes só os colocou frente a frente por duas vezes e ambas para a Taça de Portugal. A primeira realizou-se em Faro, em 1977/78, nos 16 avos de final. O Farense, a jogar a II Divisão, venceu por 2-1 um Caldas que se viria a sagrar campeão na III Divisão Nacional.

Os clubes voltaram a encontrar-se mais recentemente, em 2011/12, desta vez no Campo da Mata e logo na primeira ronda. Nessa altura era o Caldas que estava na II Divisão e o Farense na terceira. A vitória ficou, novamente, para a equipa que jogou em casa, um 3-0 para o Caldas em que o avançado Fabinho brilhou com um hat-trick. Curiosamente, o Farense acabou por se sagrar campeão na III Divisão.

O factor casa pode, por isso, ser novamente importante para definir o desfecho da partida de 10 de Janeiro, assim como o ambiente que se criar nas bancadas, e esses podem favorecer o Caldas.

No entanto, os pelicanos não terão tarefa fácil contra os algarvios, que desceram na época passada dos campeonatos profissionais a apostam claramente em regressar na próxima, contando nas suas fileiras com jogadores experientes como Neca, António Livramento e Neca, que até foram poupados na jornada do passado fim-de-semana. O Farense é líder destacado da Série E, com sete pontos de vantagem sobre o Pinhalnovense, segundo classificado.

Os algarvios são a equipa mais bem-sucedida da prova, com 13 vitórias, um empate e uma derrota. Têm o ataque mais concretizador, com 32 golos, os mesmos que a U. Leiria, e a defesa menos batida, apenas quatro golos.

Na condição de visitante, o Farense ainda não perdeu e só empatou uma vez, curiosamente contra o Olímpico do Montijo, afastado da Taça pelo Caldas. Esse foi o único dos últimos 15 jogos que o Farense não ganhou, Taça de Portugal incluída. Nesta prova o percurso também impressiona, com a eliminação do Estoril da Liga 1, na quarta ronda, e depois o Leixões, da Liga 2, na seguinte. Tem um total de 14 golos marcados, o dobro do Caldas, que tem 7, e 4 sofridos, tantos como o Caldas.

Mas o percurso dos pelicanos não é menos impressionante, atendendo a que eliminou da Taça de Portugal dois clubes que lutam pela subida à I Liga, o Arouca e a Académica, e venceu no terreno do Cesarense, que tal como o Farense disputa a subida aos campeonatos profissionais, mas na Série B. Se a participação do Caldas não é tão impressionante no campeonato, é de assinalar que alguns dos jogos mais bem conseguidos do seu conjunto foram com as equipas que ocupam os três primeiros lugares: Mafra, Vilafranquense e Praiense.

Estão reunidas todas as condições para um grande espectáculo de futebol. Que assim seja.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.